Ensino Fundamental

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

Aluno Leitor e Escritor

Assim como preconiza a BNCC, o Colégio Equipe Grau tem o compromisso com a formação integral do aluno, considerando-o como ser único em uma sociedade complexa. No decorrer do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o aluno passa por diversas mudanças físicas, psicológicas e emocionais, todas com grande influência no processo de formação de estudantes éticos, conscientes, autônomos, proativos, com habilidades para resolver situações–problemas, capazes de superar desafios e aprender com suas experiências.

Aqui, você encontra uma escola que vai além do simples ato de ler e escrever, decodificar símbolos e códigos. Em nosso ambiente educacional, o aluno torna-se leitor e escritor, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida.

1º e 2º anos

Para as turmas de 1º e 2º anos, proporcionamos um ambiente alfabetizador, onde a criança é convidada a fazer parte de uma cultura letrada. Nesse contexto, promovemos aprendizagens significativas que envolvem os usos sociais da escrita.

A alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental são essenciais para o desenvolvimento integral da criança. Por isso, temos como objetivos formar crianças capazes de compreender, analisar e questionar; entender a função da escrita no cotidiano; formar cidadãos críticos e conscientes.

3º, 4º e 5º anos

Nos anos de escolaridade do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionamos aulas estimulantes e inovadoras, em realidades diversas, alegres e dinâmicas, que preparam nossos alunos para o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento. Nosso foco está na consistência e intencionalidade dos conteúdos lecionados, bem como no protagonismo do aluno.

Acreditamos que essa união garante uma aprendizagem significativa dessas crianças, que são cada vez mais curiosas e ávidas por conhecimento. Nosso objetivo é formar crianças seguras, críticas e preparadas para os desafios do futuro.

Aluno Bilíngue

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o projeto bilíngue do Equipe Grau vai muito além do ensino da língua inglesa. Ele é construído com base na vivência, na curiosidade e na conexão com o mundo real, permitindo que os alunos desenvolvam o inglês de forma natural e significativa.

Com uma carga horária ampliada – 8 tempos semanais no 1º e 2º ano, e 7 tempos no 3º, 4º e 5º anos –, as aulas acontecem em ambientes ricos em estímulos, que promovem a comunicação, a escuta ativa e a construção do vocabulário de forma contextualizada.

Além disso, trabalhamos com a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), que integra o ensino de conteúdos curriculares em inglês, proporcionando uma aprendizagem mais rica e interdisciplinar. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam competências linguísticas ao mesmo tempo em que aprofundam conhecimentos de outras áreas, tornando o aprendizado mais significativo e conectado ao cotidiano.

Educação Socioemocional

Aprender a lidar com as emoções também faz parte da nossa proposta pedagógica. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças vivenciam uma fase intensa de descobertas – sobre si mesmas, sobre o outro e sobre o mundo. Pensando nisso, o Equipe Grau conta com a parceria do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, um programa que apoia o desenvolvimento socioemocional de forma estruturada e cuidadosa.

Por meio de histórias, atividades em grupo, rodas de conversa e reflexões guiadas, os alunos aprendem a reconhecer emoções, desenvolver a empatia, resolver conflitos por meio do diálogo e construir relações mais saudáveis no cotidiano escolar e fora dele.

O LIV proporciona momentos de escuta ativa e acolhimento, fortalecendo a autoestima, o respeito às diferenças e o pensamento crítico desde cedo. Ao lado da família e da escola, o programa contribui para a formação de crianças mais seguras, conscientes e preparadas para os desafios da vida em sociedade.

Pensamento Computacional

Presente em mais de 50 países, o Pensamento Computacional vai muito além do ensino de programação. Trata-se de uma proposta pedagógica que estimula crianças e jovens a desenvolverem raciocínio lógico, criatividade e estratégias para resolver desafios reais, com base nos princípios da Ciência da Computação e em práticas interdisciplinares.

🤖 A proposta envolve teoria e prática em projetos que tornam o aprendizado significativo. Os alunos utilizam ferramentas tecnológicas para experimentar, criar, colaborar e resolver problemas reais.

Ferramentas utilizadas:

  • Robôs: Sphero e Mbot
  • Ferramentas Maker: Makey Makey e Little Bits
  • Softwares: Scratch (entre outros)
  • Caderno de Criação para registrar ideias, protótipos e reflexões.

Materiais Didáticos na Educação Infantil

O material de Ensino Fundamental Anos Iniciais do AZ tem proporcionado aos nossos alunos não apenas conhecimentos, mas também o desenvolvimento do aluno protagonista, promovendo a participação ativa e consciente no próprio processo de aprendizagem. O estudante assume um papel central e responsável na construção do conhecimento, o que implica em mais autonomia, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e uma mudança na relação com o conhecimento e com o professor, que passa a ser um mediador e incentivador.

Utilizamos materiais didáticos de alta qualidade, em parceria com o H5 Bilingual Education e a National Geographic Learning, que oferecem conteúdos atuais, visuais inspiradores e temas globais. Esses recursos despertam o interesse dos alunos, ampliam seu repertório cultural e conectam o inglês à vida prática.

Por meio de jogos, projetos, músicas, leitura de imagens, histórias e desafios criativos, o ensino da língua torna-se uma experiência prazerosa, que valoriza o protagonismo do estudante e o prepara para um mundo cada vez mais global.

O programa visa desenvolver recursos fundamentais para a vida pessoal, acadêmica, social e profissional dos alunos. Por meio de intervenções cuidadosamente planejadas, promove habilidades sociais, gestão emocional, comunicação interpessoal saudável e estratégias eficazes de tomada de decisão. Essas ações desenvolvem a metacognição e preparam os alunos para desafios dentro e fora da escola.

Com esse programa, as crianças são capazes de:

  • Comunicar-se com clareza, fazer boas escolhas, resolver conflitos e agir com responsabilidade e autonomia;
  • Enfrentar desafios desde cedo;
  • Preparar-se para as demandas da vida em sociedade;
  • Reconhecer-se como parte da diversidade humana, utilizando empatia, ética e respeito como guias de comportamento;
  • Alcançar a fase adulta com habilidades que promovem uma vida plena nos aspectos pessoal, acadêmico e profissional, gerando impacto positivo em sua comunidade.

 

Os alunos são acompanhados por personagens que, por meio de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como elas. Ao longo do ano, eles entram em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em questões como “O que é raiva?”, “E tristeza?”, “Como o meu corpo e o meu rosto reagem diante dessas emoções?”. Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os quatro grandes pilares que sustentarão esse processo.

Mundo Computacional Kids

Objetivo: desenvolver habilidades do século XXI, pensamento computacional e atitudes empreendedoras por meio da tecnologia e de projetos práticos.

Nos dois primeiros módulos:

  • Fundamentos da Ciência da Computação;
  • Lógica da programação, robótica e eletrônica básica;
  • Projetos em grupo que estimulam colaboração, liderança e criatividade.


Nos módulos seguintes:

  • Exploração de computação móvel e Internet das Coisas (IoT);
  • Projetos mais abertos e personalizados, voltados aos interesses dos alunos;
  • Fortalecimento de habilidades como resolução de problemas, inovação e pensamento crítico.


Abordagem Maker e Programação Criativa (CODE).

Os alunos aprendem fazendo, em um ambiente colaborativo e motivador.

Projetos realizados no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Redação Programada

O Projeto de Redação Programada tem como finalidade o exercício da prática escrita, habilitando o educando ao uso da língua materna. São propostas duas redações bimestrais para as diferentes séries, com o objetivo de tornar a produção textual sobre temas diversos uma atividade habitual na vida acadêmica do aluno Equipe. Uma equipe de Língua Portuguesa é responsável pela correção das redações, sinalizando ao aluno e ao professor a avaliação do desempenho do educando, com base nos critérios de correção adotados pelo ENEM.

Clube do Livro

A leitura desperta na criança a fantasia, a curiosidade, o desejo de aprender, além de aguçar a criatividade e a imaginação. Ler amplia o nosso vocabulário, pois, ao conhecer novas palavras e seus significados, enriquecemos, automaticamente, a fala e a escrita. Nosso projeto promove o hábito da leitura por meio de atividades que incentivam a interpretação de textos e a produção, desenvolvendo habilidades como a concentração, o raciocínio e a criatividade. Além disso, um bom projeto de leitura melhora o desempenho escolar em outras disciplinas, amplia o conhecimento de mundo e fortalece a autoestima dos estudantes.

Nossa estrutura

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